Sim. Se por algum motivo você não conseguir pagar o total ou o valor mínimo da sua fatura, isso significa que ela vai ficar em atraso. Quando isso acontece o seu cartão pode ser bloqueado em até 48h ou até mesmo ser cancelado.
Estando em atraso, seu nome pode ser inscrito nos órgãos de proteção ao crédito e os seus pagamentos futuros podem vencer de forma antecipada.
Mas antes disso acontecer você vai receber uma oferta de parcelamento de fatura por e-mail, tá bom? Confira a “Caixa de Entrada”, o “Spam” e a "Lixeira Eletrônica” do seu e-mail cadastrado, para acompanhar as mensagens.
Estas são as tarifas e os encargos cobrados na fatura em atraso:
- Juros de crédito rotativo: de 5,70% até 17,90% ao mês, somados ao valor devido
- Juros moratórios: de 1% ao mês, cobrados proporcionalmente aos dias de atraso e somados ao valor devido
- Multa de atraso: de 2%
- IOF: de 0,38% fixo, mais 0,0082% ao dia, somado ao valor de crédito utilizado e cobrado uma única vez na próxima fatura
Os juros são cobrados proporcionalmente aos dias de atraso sobre a parcela vencida ou sobre o valor devido, conforme a situação. Ah! O valor da fatura em atraso vai ser cobrado na fatura seguinte, já com as devidas tarifas e encargos.
O prazo para a retirada da negativação é de até 5 dias úteis após o reconhecimento do pagamento da dívida (sábados, domingos e feriados não são dias úteis).
Se preferir, você pode fazer o parcelamento da fatura. Quer saber como? Dê uma conferida neste artigo.